segunda-feira, 9 de maio de 2016

Exercícios aeróbicos não fazem milagres

cara fazendo esteira
Muitas pessoas começam a fazer aeróbicos e esperam perder peso de maneira visível, mas mesmo após vários meses de treino consistente, os resultados são no máximo medíocres ou nulos. O que está acontecendo de errado ?
Nestas situações é comum pensar que o problema é com você, contudo dificilmente é o caso, e curiosamente também não é um problema de metabolismo ou genética. É simplesmente porque exercícios aeróbicos convencionais não são particularmente efetivos para queimar gordura.
Quando digo exercícios aeróbicos, estou me referindo à fazer bicicleta ergométrica, correr esteira ou outra atividade do gênero, que é feita por 20 a 60 minutos até três vezes por semana. Independente do que o seu professor lhe falou, este tipo de programa tem um efeito mínimo na queima de gordura.
Em um estudo com base nos últimos 25 anos de pesquisa(1) que teve como objetivo descobrir se aeróbicos em conjunto com uma dieta de baixa caloria poderia acelerar a queima de gordura, os pesquisadores descobriram que aeróbicos sozinhos foram capazes de gerar uma perda de cerca de 3kg, enquanto a dieta sozinha foi capaz de queimar 7kg, e por último, a dieta em conjunto dos aeróbicos foi capaz de gerar uma perda de 9kg de gordura, mostrando que os aeróbicos tem uma influência muito inferior na perda de peso.

Mas aeróbicos aceleram o metabolismo!

Outra crença popular é de que fazer aeróbicos acelera o metabolismo, facilitando a queima de gordura. Contudo, a ciência diz o oposto, já que em um estudo de 20 semanas, participantes que fizeram apenas aeróbicos, não tiveram alteração significativa na taxa metabólica(2).

Então aeróbicos são uma completa perda de tempo ?

O aspecto fundamental de qualquer programa para queimar gordura é gerar um déficit calórico(3) e para isto ainda não foi descoberto uma maneira mais eficiente do que evitar que as calorias entrem em seu corpo em primeiro lugar, ou seja, fechando a boca e fazendo uma dieta. Porém, apesar dos aeróbicos não serem o carro chefe na perda de gordura, quando aliados à alimentação correta gerarão resultados mais rápidos.
Aeróbicos só serão uma perda de tempo (no ponto de vista de queima de gordura), quando feitos sozinhos e ignorando a importância decisiva da dieta, que é o que realmente gerará mudanças expressivas na composição corporal.
Muita calma, jovem padawan
É válido lembrar que o foco do artigo é a perda de gordura e nada mais. Não estamos dizendo que você deva ignorar completamente os aeróbicos ou que eles não possuam benefícios (como aprimorar o sistema cardiovascular por exemplo).
Referências:
2 – Wilmore JH, Stanforth PR, Hudspeth LA, et al. Alterations in resting metabolic rate as a consequence of 20 wk of endurance training: the HERITAGE Family Study. Am J Clin Nutr 1998;68:66–71.

0 comentários:

Postar um comentário