segunda-feira, 9 de maio de 2016

Mito: Você não consegue emagrecer por causa do seu metabolismo lento

fat-man-on-treadmill
Muitas pessoas quando não conseguem emagrecerculpam o seu metabolismo. Tirando a minoria de pessoas que realmente possuem problemas hormonais (neste caso você só saberá indo ao médico e não em roda de amigos de academia), a maioria usa isto como desculpa esfarrapada por não conseguir mudar o corpo.
Na verdade, pessoas com mais peso geralmente possuem um metabolismo mais rápido que o normal(1). Isto acontece porque estas pessoas gastam mais energia carregando o peso extra (gordura acumulada) que possuem.
Levando  isto em consideração, falar que você não consegue emagrecer por ter um metabolismo lento é um argumento muitas vezes incorreto e arriscado, principalmente porque a esmagadora maioria das pessoas não entendem que a única coisa necessária para gerar a perda de peso é o déficit calórico, ou seja, ingerir menos calorias do que se gasta. Contudo, as pessoas “pensam” que estão fazendo dieta, mas mesmo assim estão fazendo péssimas escolhas de alimentos e jamais emagrecerão pelo simples fato de ainda estarem ingerindo mais calorias do que se gasta.
Aeróbicos e treinamento com pesos apenas irão ajudar a gerar o déficit calórico, mas nunca farão mágica ou milagre sem a dieta correta. Por isso vemos várias pessoas “mofando” nas esteiras e ano após ano, estão do mesmo jeito. O que você faz na cozinha (quantas calorias você ingere) é o que terá o maior impacto no corpo.
Um estudo em 2004 mostrou que pessoas com mais peso tendem a pensar que comem pouco, quando na verdade comem mais do que precisam(2).  Outro estudo sugere que quanto maior a pessoa, mais ela subestima qual é a porção ideal de comida(3).

Problemas verdadeiros no metabolismo

Como vimos no início do texto, algumas pessoas realmente podem ter problemas hormonais, principalmente na tiroide e que de fato pode atrapalhar a perda de peso, porém isto se trata da minoria e que ainda podem ter o quadro revertido através de remédios. Então, se você realmente pensa que o seu metabolismo possui problemas, procure um médico antes de especular sobre o que ocorre dentro do seu corpo, sabotando os próprios objetivos.
Referências:
1 – Thielecke, J. Möseneder, A. Kroke, K. Klipstein-Grobusch, H. Boeing and R. Noack. Determination of total energy expenditure, resting metabolic rate and physical activity in lean and overweight people. Zeitschrift für Ernährungswissenschaft Vol. 36, No. 4, December 1997 P310-312

0 comentários:

Postar um comentário